braderie-delart-rio-2015-01-Foto © Jacob Khrist
Evento internacional de arte seleciona artistas brasileiros para 24 horas de criação ao vivo
Oportunidades 2 anos ago 3 Comentários

Quando ficamos sabendo da proposta do Braderie de l’Art nos encantamos imediatamente. O evento que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 12 de dezembro está selecionando artistas para participar criando ao vivo durante 24 horas sem interrupção, obras originadas de resíduos sólidos (lixo) coletados pela equipe organizadora.

BDA do Rio seleciona artistas brasileiros

Serão 24 horas de criações ao vivo, sem interrupção, originadas de resíduos sólidos (lixos) que serão utilizados pelos 100 artistas – designers, pintores, ilustradores, escultores e outros ! – selecionados a partir de candidaturas de artistas que podem ser feitas até o dia 31 de Agosto neste link.

Como nas edições européias, a equipe curadora analisará as propostas de artistas que precisam, ao se inscrever, mencionar que tipo de resíduos sólidos pretendem trabalhar além de contar um pouco de si.

Artistas selecionando insumos criativos disponibilizados pela organização do evento. Fotografia: Jacob Khrist - Copyrights

Artistas selecionando insumos criativos disponibilizados pela organização do evento. Fotografia © Jacob Khrist

Nós temos certeza que têm muito designer aqui na comunidade Designoteca que daria um show de criatividade participando. Para quem quer se inscrever, vale dizer que são aceitas propostas de participação individual ou em grupo. E o prazo está acabando então corre para se inscrever!

Um novo modelo de negócios para a arte

A dinâmica de funcionamento do evento é bem interessante para os artistas: A equipe organizadora irá disponibilizar um galpão cheio de resíduos sólidos selecionados de acordo com as propostas de trabalho dos artistas que podem durante o mês anterior ao evento, buscar o que pretendem usar já iniciando os seus trabalhos. Os artistas podem trazer 15 obras prontas para o evento e decorar seu espaço de trabalho na área de exposição que será montada na região do Porto Maravilha.

Artistas trabalhando ao vivo durante 24 horas. Fotografia: Jacob Khrist - Copyright

Artistas trabalhando ao vivo durante 24 horas. Fotografia © Jacob Khrist

Os artistas podem poderão vender suas obras por qualquer valor entre 10 e 1.000 reais e o público, interagir com os artistas no que se configurará como um grande ateliê aberto de arte.

A entrada é aberta ao público às 14:00 de sexta-feira que pode circular e interagir com os artistas até 02:00 quando encerram-se as atividades para se reiniciarem às 08:00 do dia seguinte. Os artistas devem permanecer do evento, podendo descansar, comer ou continuar trabalhando em suas obras.

Trabalho do artista Julien Kieffer feito numa das edições do evento. Fotografia: Philipp Bousbib - copyrights

Trabalho do artista Julien Kieffer feito numa das edições do evento. Fotografia © Philipp Bousbib

O evento retira uma comissão de 30% do valor de cada obra vendida pelo artista que negocia individualmente com o público interessado. Nós da Designoteca achamos bem justo este modelo.

Braderie de l’Art, origem

A Braderie de l’Art nasceu da ideia da artista francesa Fanny Bouyagui. O evento é organizado desde 1991 na região de Lille na França e tem como principal proposta tornar a arte acessível a todos durante 24hs e reunir artistas envolvidos com o reaproveitamento de materiais descartados e desperdiçados, valorizando a cultura DIY (Do It Yourself) e os novos métodos de produção.

A Braderie de l’Art tem entrada franca e é aberta a todos públicos. O público da ultima edição francesa alcançou 20 000 pessoas e o evento já se espalhou pela Europa: já foram realizadas edições na Bélgica (Lièges), na Espanha (Barcelona) e na Alemanha (Berlim).

Como você pode ver, a edição do rio promete ser incrível e se você acha que pode ser um dos 100 artistas selecionados, corra e faça sua inscrição. E se você não quer perder essa data por nada, acompanhe o evento pelo facebook neste link como nós estaremos fazendo.