reciclagem-de-eletronicos-ardugame
Reciclagem de componentes eletrônicos
Aprenda 3 anos ago Nenhum Comentário

Artigo do curador do mês na Designoteca: LIFE X Designoteca

 
O lixo eletrônico pode ser uma excelente fonte de material para o Designer que trabalha com Interfaces Físicas. Computadores, impressoras, celulares, videogames, brinquedos e eletrodomésticos em geral, quebrados e descartados, podem conter componentes caros, raros e frequentemente em ótimo estado! Por exemplo: qualquer impressora jogada no lixo contém no mínimo dois motores elétricos, quase sempre em ótimo estado: provavelmente não foi por causa deles que a impressora foi jogada fora!

No LIFE estimulamos a reciclagem de componentes eletrônicos. Recebemos doações de equipamentos danificados, que normalmente seriam descartados, e nos especializamos em retirar deles componentes que podem ser usados no desenvolvimento de projetos de Design de Interação.

Alguns dos projetos desenvolvidos no LIFE que utilizam componentes reciclados são:

ArduGame Por Ricardo Weissenberg

 

Um game portátil baseado na plataforma Arduino, construído com componentes eletrônicos reciclados.

 ArduSticks Por LIFE

 

Um componente bastante fácil de reciclar é o controle de videogame. Esses controles quebram com muita frequência, e qualquer gamer tem uma gaveta cheia deles. No LIFE produzimos vários desses ARDUSTICKS, que usam o joystick reciclado do controle dos videogames. Eles podem ser conectados a placas Arduino, e poderão ser utilizados como controladores.

 

João Bonelli

Designer multimídia. Professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Supervisor do LIFE - Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais PUC-Rio.

Latest posts by João Bonelli (see all)