001-Imagens-postagens-LIFE-artigos-wearable-tech-capa-blog
Você sabe o que é wearable technology?
Aprenda 3 anos ago Nenhum Comentário

Artigo do curador do mês na Designoteca: LIFE X Designoteca

Falar que estamos rodeados de aparatos tecnológicos já não é mais novidade. Nossas ações têm sido apoiadas e facilitadas por meio desses dispositivos que se fazem presentes em nossas vidas das formas mais variadas possíveis, mas você já reparou que os dispositivos tecnológicos estão cada vez mais integrados ao nosso corpo? A série Gear da Samsung, o Apple Watch e Google Glass estão aí para provar isso. Estamos trilhando o caminho para de fato vestir nossos computadores!

A wearable technology está relacionada ao desenvolvimento dos computadores vestíveis (wearables), que propicia ao usuário a interação com seu dispositivo enquanto está realizando qualquer outra atividade de seu cotidiano. A ideia é usar os movimentos e informações geradas pelo próprio corpo como input para o sistema em ação.

A computação vestível vem sendo utilizada em diferentes áreas, desde a aplicação de elementos eletrônicos em roupas convencionais, até o desenvolvimento de aparelhos médicos para acompanhamento e monitoramento de pacientes, como a órtese Bones que sincroniza os movimentos da região em tratamento com um perfil online compartilhado com o médico.

O mais legal é que a essa onda iniciada por Steve Mann em 1981, quando criou o seu “computador-mochila”, impulsiona o desenvolvimento de produtos que possibilitam você mesmo a criar o seu wearable.  A LilyPad, Flora e Sparkle  são exemplos de micro controladores próprios para serem costurados, e junto com eles você pode utilizar um grande kit de sensores diversos, leds costuráveis, linhas  e tecidos condutivos.

No LIFE desenvolvemos vários projetos desse gênero, sendo que dois deles – MetaParangolés e o ANEMON - estão disponíveis aqui na Designoteca. MetaParangolés são tecidos que têm por objetivo estimular a expressão corporal de pessoas com deficiência intelectual através da interação com o material têxtil que brilha a partir do movimento realizado. O ANEMON é um projeto de desenvolvimento de criação e controles de vídeo game adaptado para tetraplégicos, que busca as possíveis regiões de movimentação como input para o jogo. Confira lá na nossa coleção!

Natalia Bruno

Designer formada na PUC-Rio é candidata a mestre em Design e Sociedade pela mesma universidade. Durante sua formação desenvolveu projetos com foco no Design Participativo e desenvolvimento de materiais. Atualmente investiga as possibilidades de wearable technology para uso de pessoas com necessidades especiais, tendo como principal trabalho o desenvolvimento de vestimentas interativas como meio de estímulo à movimentação corporal em contexto musicoterápico.

Latest posts by Natalia Bruno (see all)