mundo-arduino-1
O mundo Arduino
Aprenda 3 anos ago Nenhum Comentário

Artigo do curador do mês na Designoteca: LIFE X Designoteca

Arduino é uma plataforma eletrônica open-source dedicada ao desenvolvimento de projetos interativos. As placas Arduino são conversores analógico-digital, que realizam a comunicação entre os sensores eletrônicos e os sistemas computacionais, conforme mostramos no post anterior.(link)

O sistema foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de designers e engenheiros com o objetivo de simplificar o desenvolvimento de projetos interativos, principalmente por designers que desejam conviver com um nível básico de técnica para obter resultados rápidos e experimentar interações.

Arduino Uno

Arduino UNO. Fonte: site arduino (http://www.arduino.cc)

 

A plataforma Arduino é open-source, baseada no processador ATMEGA328, e por isso qualquer pessoa pode construir a sua Arduino. Assim, existem uma variedade de projetos independentes como a Paperduino, uma Arduino de papel; a Severino; ou a Garagino.

Paperduino

Paperduino, uma Arduino de papel.
Fonte: http://makezine.com/2014/04/04/building-an-arduino-out-of-paper/

Entre as placas oficiais, produzidas pela própria Arduino, existem também uma série de modelos.

O modelo básico é a UNO, recomendada para um primeiro contato com a tecnologia. Outros modelos são a NANO, indicada para projetos que necessitam de miniaturização; a DUE que possui mais entradas e saídas; e a LILYPAD

Arduino Lilypad

Arduino LilyPad, projeto MetaParangolés (http://www.designoteca.com/designs/1251) por Natalia Bruno (http://www.designoteca.com/nataliacbruno/designs)

 

Quase todos os projetos desenvolvidos no LIFE utilizam, de alguma maneira tecnologia Arduino. Alguns deles são mostrados abaixo:

 

NextBot por LIFE PUC-Rio

 

Um robô que realiza desenhos a partir de arquivo vetorial ou também por gestos captados por sensor kinect.

 

ArduGame por Ricardo Weissenberg

 

Um game portátil baseado na plataforma Arduino, construído com componentes eletrônicos reciclados.

 

Oasis – Horta Caseira Inteligente por Natalia Bruno

 

Uma horta caseira inteligente voltada para pessoas que se interessam em ter plantas, porém não possuem tempo nem um ambiente adequado

 

Tinta Solta por João Whitaker

Uma robô que reproduz o gesto de grafitar.

 

João Bonelli

Designer multimídia. Professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Supervisor do LIFE - Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais PUC-Rio.

Latest posts by João Bonelli (see all)