Design-de-interacao-com-sensores-1
Design de interação com sensores e atuadores
Aprenda 3 anos ago Nenhum Comentário

Artigo do curador do mês na Designoteca: LIFE X Designoteca

No LIFE consideramos que um dos componentes mais importantes no desenvolvimento prático-experimental de projetos de Design de Interação Física é o uso dos sensores e atuadores. Na Foto acima: Sensor de movimento do projeto ANEMON por Beatrice Terço 
 

Sensores

Sensores são dispositivos eletrônicos responsáveis por captar informações do mundo real, físico, e traduzi-las em sinais elétricos, que por sua vez serão convertidos em informações digitais. Existem atualmente à nossa disposição uma variedade incrível de sensores de luz, de som, de movimento, de distância, de toque, de temperatura e de uma quase infinidade de elementos físicos do mundo real que podem ser medidos eletronicamente.
 

Atuadores

Já os atuadores são o inverso: mecanismos que, a partir de informações digitais atuam no mundo real. Exemplos de atuadores são motores, alto-falantes, leds, ou qualquer outro equipamento eletrônico que provoca algum efeito no mundo real. Design-de-interacao-com-sensores-2 Na foto acima:  Display LCD, projeto ArduGame por Ricardo Weissenberg 
 
Todos os trabalhos desenvolvidos no LIFE e apresentados aqui utilizam, de alguma maneira sensores e atuadores.
Vejam alguns exemplos:

NextBot

por LIFE PUC-Rio   Um robô que realiza desenhos a partir de gestos captados por sensor kinect.

OASIS

por Natalia Bruno   Uma horta caseira inteligente que utiliza um sensor de humidade para detectar o nível de hidratação da terra. A partir dessa leitura, uma bomba d’agua rega a planta de acordo com o nível ideal.

ANEMON

por Beatrice Terço O projeto utiliza sensores de movimento responsáveis por compreender os gestos do usuário e que serão usados para controlar um game eletrônico.

ArduGame

por Ricardo Weissenberg   Para o desenvolvimento de projetos de design com sensores e atuadores, usamos intensivamente a plataforma Arduino , um sistema eletrônico open-source, que será apresentado no próximo post. Até lá!

João Bonelli

Designer multimídia. Professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Supervisor do LIFE - Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais PUC-Rio.

Latest posts by João Bonelli (see all)