dicas-designoteca-sp-dw-1-capa-blog
Dicas da Designoteca para aproveitar o SP Design Weekend 2014
Radar 4 anos ago Nenhum Comentário

Se você estiver em São Paulo, não saia do lugar, e se não está, arranja uma maneira de correr pra lá encontrar com a gente por que semana que vem é São Paulo Design Weekend!

Inspirado na semana de design de Milão, acontecerá esse ano entre os dias 14 e 19 de Agosto. É a terceira edição do evento que se inspira na famosa semana de design de Milão que durante esses dias transformará São Paulo na capital do design no País.

A agenda oficial do evento está maior do que a edição passada e conta como de costume, com uma série de eventos paralelos expalhados pela cidade.

E como não podíamos deixar de fazer, reunimos aqui nossas dicas para você ver no evento o que há de mais inovador em #designbrasileiro. Então aqui vão. Aproveitem!
 

O HOTEL PULLMAN É O QG DO DESIGNWEEKEND

O Hotel Pullman Vila Olímpia será a base oficial do evento. Lá acontecerão palestras, intervenções de arte contemporânea e happy hour no espaço gastronômico estão entre as ações.

 

HOTEL PULLMAN VILA OLÍMPIA

Rua das Olimpíadas, 205,

tel. 3049-6622.

De 14 a 17 de agosto, das 8h às 18h.

Entrada gratuita.

 

EXPO DO MOVIMENTO Y

O primeiro evento oficial do Movimento Y acontece no hotel Pullman Vila Olimpia, QG do Design Weekend, no evento oficial de lançamento do DW.

O Movimento Y reúne uma geração emergente brasileira do design, artes plásticas, arquitetura e moda. Artes Plásticas, Design e Moda em um único lounge montado por peças dos integrantes do grupo. Alguns desses novos criadores você já conhece daqui da Designoteca como o Pedro Braga e O Formigueiro, outros você irá conhecer na exposição. Essa exposição é com certeza, um de nossos highlights na DW!.

 

Lumi-Lu - Design de O Formigueiro no Moviemento Y

Lumi-Lu – Design de O Formigueiro no Moviemento Y

 

MOVIMENTO Y NA DW!

Abertura 14 de agosto, 19h. Mezanino do Hotel Pullman

Exposição de 15 a 17 de agosto, das 8h às 18h.

 

LOVE PROJECT – GUTO REQUENA e D3 NA GALERIA BARÓ

O novo projeto de Guto Requena feito em colaboração com a D3 estará exposto na Galeria Baró. O projeto da forma a vasos decorativos impressos em 3D através da leitura de sensores que medem a emoção das pessoas narrando suas histórias de amor. Nada menos que imperdível.

 

Love Project - Guto Requena + D3 na Galeria Baró

Love Project – Guto Requena + D3 na Galeria Baró

 

GUTO REQUENA + D3 + GALERIA BARÓ

Rua Barra Funda, 216, Centro

tel. 3666-6489

16 de Agosto, das 11h às 19h.

17 de Agosto, das 11h às 17h.

Entrada Gratuita.

www.barogaleria.com

 

BICICLETÁRIOS

O projeto Passeando de bicicleta, re – conheci São Paulo estará mostrando o design de 3 diferentes bicicletários durante o São Paulo Design Weekend. Um dos bicicletários desenvolvidos especialmente para a cidade e São Paulo é fruto da parceria entre o Coletivo Amor De Madre, o Atelier Marko Brajovic, a Mekal e foi completamente apoiada pelo DW!

 

Bicicletario para SP - Design: Atelier Marko Brajovic

Bicicletario para SP – Design: Atelier Marko Brajovic

A arquiteta Carmela Rocha que trabalha no Atelier Marko Brajovic nos conta sobre um dos bicicletários desenvolvidos:

A idéia é realmente instigar uma reflexão sobre as formas de viver a cidade e este bicicletário simboliza o primeiro passo para uma São Paulo Melhor e demonstra nosso amor por ela. Com a forma do nosso estado que tanto vemos pelas calçadas da cidade e o mapa da cidade gravado, é uma homenagem a São Paulo.

Os 3 bicicletários estarão expostos em 3 locais diferentes durante a DW! Confira só:

Local 1: Mekal – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1061, Jardim América

Local 2: Museu da Casa Brasileira – Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

Local 3: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

 

TALKS BY NATURE NO DW!

 

Sexta-feira - Palestras do Talk By Nature no Design Weekend

Sexta-feira – Palestras do Talk By Nature no Design Weekend

Através da iniciativa do grupo byNature, o TALKS byNature 05 convida designers, artistas, arquitetos e cientistas interessados em Biomimética para uma mesa redonda com apresentação de ideias e discussões que ocorrerá durante o São Paulo Design Weekend 2014; O grupo tem o intuito de criar um ambiente para troca de conhecimentos científicos e poéticos entre profissionais e pesquisadores em torno do tema design inspirado por princípios da natureza. Essa mesa redonda não dá para perder.

Olha quanta gente boa e os temas que serão abordados:

/// Introdução e apresentação do “Design byNature”/ Marko Brajovic .

Arquiteto idealizador dos Talks byNarture e diretor de criação do Atelier Marko Brajovic

/// Fronteiras Permeáveis Entre Arquitetura e Biologia: Processos de Projeto Digital / Anelise Ventura . arquiteta pesquisadora do grupo Nomads.usp

(streaming)

/// Apresentação do livro “A Natureza no processo de design e no desenvolvimento do projeto”Eduardo Dias . arquiteto e designer

/// Convergências da Tecnologia

Edgar Andrés Ochoa . PhD em Biotecnologia

/// Bio-inspiração em Materiais Funcionais

Victor Mancini . graduado e pesquisador na área de Tecnologia dos Materiais

 

TALKSBYNATURE

15 de Agosto – 18h

MADE Pop-Up

Shopping Cidade Jardim

Av. Magalhães Castro 12000 – São Paulo

 

BOOMSPDESIGN

A sétima edição do BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte acontecerá no dia 14 de Agosto no D&D Shopping. Neste sétimo ano consecutivo, o evento vem com a mesma visão vanguardista da primeira edição, sendo palco para a exposição e debate de diversos profissionais de peso no cenário do design brasileiro e uma exposição com produtos de design.

 

Balanço Cocar - Design paramétrico do escritório Pax.Arq em destaque na BoomSPDesign

Balanço Cocar – Design paramétrico do escritório Pax.Arq em destaque na BoomSPDesign

 

Um dos destaques do que você poderá ver na exposição será o Balanço Cocar do escritório Pax.Arq desenvolvido com ajuda de software paramétrico e fabricação digital pelo escritório paulista.

Esse ano, o bate-papo contará com a presença de Paulo Alves, Zanini de Zanine, Juliano Kimura, Glauco Diógenes, Jader de Almeida Hugo França, Gilberto Elkis, Triptyque, Henrique Steyer. Veja aqui neste link a programação das palestras.

 

BOOMSPDESIGN 2014

14 de Agosto, no D&D Shopping

Das 9h às 18h

Inscrições no site

www.boomspdesign.com.br

 

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

O museu preparou o lançamento da exposição e do catálogo “Resgate da Natureza”, do designer Hugo França, que trabalha há mais de 20 anos com reaproveitamento e transformação da madeira. O designer mostra 15 itens, entre casulos, esculturas, mesas e bancos, que estarão dispostos no jardim do MCB. Em parceria com o BoomSPDesign o MCB recebe o balanço “Amor Perfeito”, da Marcenaria Baraúna. Haverá ainda, no dia 16, das 11h às 13h: um bate-papo com o designer Claudio Corrêa, da Baraúna, sobre o desenvolvimento do balanço.

Lá você também poderá ver um dos bicicletários (mencionados acima) projetados especialmente para a cidade de São Paulo.

 

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

av. Brig. Faria Lima, 2705,

tel. 3032-3727

16 de Agosto, das 11h às 18h.

17 de Agosto, das 10h às 18h.

Gratuito durante o Design Weekend SP

www.mcb.org.br

 

 

BRAZIL S/A SÃO PAULO

Acontecerá na DW! uma edição especial do Brazil S/A, mostra que vem levando o design brasileiro para fora do país. A Brazil S/A São Paulo reúne três mostras.

 

Sergio J. Matos um dos destaques na Brasil S/A

Sergio J. Matos um dos destaques na Brasil S/A

 

A primeira é a exposição 100% Brasil, que agrupa obras de designers genuinamente brasileiros, como Alê Jordão, Estevam Carvalhaes + Victor Leite, Estudiobola, Fabio Galeazzo, Flavio Franco, Guto Requena, Sérgio J. Matos, Zanini de Zanine, entre outros.

A segunda, batizada de Origens do Brasil, revela o fascinante universo dos banquinhos de sentar, com curadoria da jornalista e crítica de design Adélia Borges. A terceira, intilulada de Baccarat Design, pontua as peças mais importantes da marca presentes na loja.

E segundo o site oficial da DW! acontecerá no sábado à tarde uma sunset party. Vamos festejar?

 

BRAZIL S/A – SÃO PAULO

al. Gabriel Monteiro da Silva, 690

tel. 3392-5992

De 14 a 17 de agosto, das 10h às 18h.

Entrada gratuita

www.brazilsa.com.br

 

DESIGN HOUSE

A DESIGN HOUSE, plataforma experimental de design, invade pelo terceiro ano consecutivo a Design Weekend de São Paulo, que acontece entre os dias 14 e 17 de agosto. O espaço agora é um casarão da década de 80 assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake, na Vila Madalena.

O projeto da casa brutalista abrigará 10 designers nacionais, que irão produzir suas criações em um formato de trabalho diferente. Encontros coletivos de estudos entre os profissionais servirão de estímulos criativos para cada um deles desenvolver sua peça.

Sob o tema Multiutilidades, a nova safra de designers brasileiros inaugura um dos processos de criação do R.E.D Studios – residência em design que fica neste mesmo endereço. A exposição será uma exibição e um exercício de um novo método de trabalho, que através da experiência compartilhada gera insights para os designers e se reflete por meio do produto.

Designers que estarão expondo:

Andrea Bandoni, Dennys Tormen, Estúdio Ninho, Eurico Humano, Humberto DaMata, Mariana Ramos e Ricardo Innecco, Paulo Goldstein, Pedro Braga Design, SAO Arquitetura

Mal podemos esperar para ver o que irá acontecer nesta casa. Abaixo vocês podem ver um pouquinho do processo de trabalho de dois dos designers que estarão lá: Pedro Braga e Andrea Bandoni.

Processo de Pedro Braga e Andrea Bandoni no Design House

Processo de Pedro Braga e Andrea Bandoni no Design House

A casa contará também com a exposição de um artista convidado: Marco Maria Zanin e exposição paralela com os residentes do R.E.D studios: Beatriz Chachamovits e Rafael Menóva.

 

DESIGN HOUSE

Rua Professor Nova Gomes, 228 – Vila Madalena

De 14 a 16 de agosto, das 10h às 22h.

Entrada Gratuita

www.designhousebr.com.br

 

PROTOTYP& SP

A Prototyp& apresentará duas exposições que revelam um recorte e as vertentes do design contemporâneo, com curadoria do jornalista Ricardo Gaioso. A primeira éNouvelle École – Paris É Aqui!, com criadores que têm rompido as fronteiras do design nacional e conquistaram relevância global, como Juliana Llussá, Monica Piloni, Osvaldo Tenório e Felipe Protti, cuja tropicalização de referências surge como um novo posicionamento do design nacional. A segunda exposição é Folclore Global – A Tendência do Design Local vs. Global, que mostra o trabalho de jovens designers.

Estamos doidos para ver de perto a Luminária m.sa desenvolvida pela arquiteta Andrea Macruz que fará parte da exposição na Prototyp&. Andrea fará uma performance mostrando as possibilidades de customização da Luminária.

 

Luminária m.sa - Design de Andrea Macruz na Prototyp&

Luminária m.sa – Design de Andrea Macruz na Prototyp&

 

PROTOTYP& SP

Rua Harmonia, 71, Vila Madalena

De 14 a 16 de agosto, das 11h às 19h

Entrada gratuita

www.prototypesp.com.br

 

MADE POP-UP

Acontecerá na DW uma mini-edição da MADE (Mercado Arte e Design) feira lançada no ano passado que reúne uma série de exposições, palestras e até uma loja temporária.

A cenografia da Made Pop up ficou por conta do Atelier Marko Brajovic que trará como conceito o Skyline de São Paulo para dentro do Shopping Cidade Jardim onde acontecerá a mostra.

Um dos destaques que serão apresentados lá será o lançamento da série de cadeiras “Zia” que foi desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic após um ano de pesquisa em conjunto com o Pedro Terra Lab.

Cadeira Zia - Atelier Marko Brajovic e Pedro Terra Lab

Cadeira Zia – Atelier Marko Brajovic e Pedro Terra Lab

“O conceito do produto é aproximar a fabricação digital ao conceito da fabricação artesanal tanto quanto processo quanto como resultado visual final. O produto remete a cadeiras brasileiras tradicionais com assentos e encostos trançados em vime, porem nesse caso fabricadas com corte CNC sobre MDF pigmentado e construídas por encaixe. Chamamos este processo criativo de “Artesanato Digital”. “

 

MADE POP-UP

Shopping Cidade Jardim.

Av. Magalhães de Castro, 12000

tel. 3386-4700

De 14 a 17 de Agosto, das 14h às 22h

Entrada Gratuita

www.mercadodeartedesign.com.br

 

PARA OS QUE NÃO PODERÃO ESTAR EM SP

Acompanhe e interaja conosco pelo NOSSO INSTAGRAM e pelo NOSSO FACEBOOK, vamos estar postando tudo que vemos!