transporte-ativo-designoteca-Z30-1
Desenhando ruas para ciclistas: Zonas 30 km/h – O que são, como e onde implamentá-las?
Aprenda 3 anos ago Nenhum Comentário

Zonas 30 km/h – O que são, como e onde implamentá-las?

Bicicleta, Desenho Urbano e Cultura de Bicicleta

Texto: Gabriela Binatti

Neste mês de junho a Associação Transporte Ativo – TA se propôs a falar falar um pouco do desenho urbano e sua relação com o uso da bicicleta. Nos artigos anteriores, falamos sobre mapeamento, mapeamento somado a levantamento de dados e outras ações para mudar sua cidade ou bairro. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as Zonas 30, áreas seguras para o uso da bicicleta criadas através de restrições amigáveis ao uso do carro particular e sistemas de ruas com velocidade máxima de 30km/h, também conhecidas como vias acalmadas.

transporte-ativo-designoteca-Z30-2

Na prática, no dia a dia das cidades brasileiras é possível perceber que o trânsito de veículos de motorizados esta cada vez mais lento, que as medias de velocidade atingidas dificilmente alcançam as velocidades máximas permitidas nas vias urbanas.

As Zonas de 30Km/h são uma solução simples, barata e relativamente fácil de ser implantada. A simples regulamentação desta velocidade para a via já faz com que se necessite menos sinalização e menor manutenção gerando maior segurança. São um tipo de mudança, atráves do emprego do design urbano, que tornam as cidades e bairros mais atraentes para viver, contribuindo para o desenvolvimento local.

transporte-ativo-designoteca-Z30-3

As Zonas 30 podem e devem ser implantadas em ruas onde a velocidade já é baixa, incluindo inclusive o trânsito de bicicleta em ambos os sentidos – permitido pelo artigo 58 do CTB desde que com sinalização específica.

A criação destas zonas torna as ruas mais amigáveis para as pessoas – pedestres, ciclistas, crianças, idosos, etc. Este tipo de infraestrutura, pautada em sinalização especifica formada basicamente por sinalização horizontal e vertical, bicicletas pintadas no asfalto e símbolos de 30km/h, é também uma forma de incentivo ao uso da bicicleta entre outros usos e ocupações das ruas e espaços públicos.

transporte-ativo-designoteca-Z30-4

Desde 2008 a Associação Transporte Ativo vem apresentando tal conceito, hoje, Copacabana se consolida como um bairro amigo da bicicleta com a instalação de sinalização específica nas ruas internas. Assim, a TA e seus parceiros voluntários tem conseguido mudar o desenho da cidade, tornado-a mais amiga das pessoas. No total existem atualmente Z30s em 12 bairros da cidade do Rio de Janeiro.

O que são, como e onde implamentá-las? – DIYs

Quer saber como identificar localidades propícias a implantação de Zonas 30 e como sinaliza-las, entre em contato com a Transporte Ativo que nós vamos adorar poder colaborar com o seu projeto.

Neste link também é possível encontrar um Estudo de Caso sobre Ruas Tranquilas / Cidades Consistentes.

Com dados, paciência e Design, é possível transformar nossas cidades em lugares melhores. 

Transporte Ativo

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.