Desenho urbano para bicicletas – Aprenda como propor ciclo rotas em sua cidade
Faça você mesmo 5 years ago No Comments

CICLO ROTAS CENTRO – Como transformar sua cidade? DIYs

Bicicleta, Desenho Urbano e Cultura de Bicicleta

Texto: Zé Lobo

No artigo anterior, falamos de mapeamento. Neste seguimos com mapeamento somado a levantamento de dados para mudar sua cidade ou bairro. Vamos falar um pouco sobre o projeto Ciclo Rotas Centro, iniciado no mês de junho 2012 e que já conta com 10% das infraestruturas mapeadas, implantadas.

ciclo-rotas-centro-2

Tudo começou com a ideia de se fazer um abaixo assinado pedindo por infraestrutura cicloviária no Centro do Rio e uma carta para que os candidatos a Prefeito assinassem, se comprometendo com a causa. A Transporte Ativo então sugeriu ao invés disso, fazer um estudo, levantando dados sobre os  projetos cicloviários existentes para a região, por onde os ciclistas atuais pedalam e por onde possíveis ciclistas gostariam de pedalar e estacionar. Levantar dados de quantos circulam, em que trechos e outros dados sobre a região que pudessem acrescentar ao estudo.

Para entregar ao prefeito eleito um presente para a Cidade, com todas as informações sobre as bicicletas no Centro do Rio, que esta repleto de obras de reurbanização e reestruturação dos transportes. Hora perfeita para incluir a bicicleta, então fomos lá e fizemos.

ciclo-rotas-centro-3

Convocamos pessoas interessadas e projetos existentes, nos reunimos, discutimos, desenhamos e fomos pras ruas, contar e medir, num trabalho voluntário, feito de ciclistas para ciclistas e de cidadãos para cidadãos, com um objetivo comum, mudar nossa cidade, transformá-la em algo mais palatável para o ser humano ciclista / pedestre.

Fizemos um mapeamento individual e depois utilizando ferramentas de Design fizemos uma sobreposição de todos os percursos citados e ou enviados. Com isso as rotas mais usadas e as prioridades saltaram aos nossos olhos, lá estava a malha cicloviária para o Centro. Em seguida fizemos contagens para validar as contribuições e medimos as vias para saber o que caberia ali.

ciclo-rotas-centro-5

Ao final de 18 meses, tudo pronto, foi a hora então de apresentar o projeto à população , imprensa e poder público, foi realizada uma exposição no Studio X e um livro com edição limitada foi impresso para ser distribuído às Secretarias de Governo envolvidas com as Obras, o Centro e o Planejamento Cicloviário.

Hoje, menos de dois anos depois, a região do estudo já conta com três quilômetros, dos 30 sugeridos, implantados, incluindo 180 vagas para bicicletas e 20 estações de bicicletas públicas.

O Sucesso foi tanto que o projeto vem sendo replicado em diversas cidades do país, como Aracajú e Belo Horizonte. O Ciclo Rotas para o Centro do Rio já foi apresentado na Bienal de Arquitetura em Shezen na China, no evento Urban Age da London School of Economics, no III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba e no Velo City Global 2014 em Adelaide na Austrália.

ITDP Brasil e Studio X – Rio, foram grandes parceiros nessa iniciativa e juntamente com os ciclistas do Rio de Janeiro, ajudaram a promover mudanças substanciais em nossa cidade.

Abaixo uma imagem antes e depois da Av. Graça Aranha no Centro do Rio.

ciclo-rotas-centro-4

 

TRANSFORME SUA CIDADE – DIYs

O tutorial sobre como fazer um projeto semelhante ao Ciclo Rotas Centro está disponível na Designoteca, e também no site da Transporte Ativo. O book que foi entregue à Preitura, pode ser visto aqui.

Com dados, paciência e Design, é possível transformar nossas cidades em lugares melhores. Esse método serve para diversos outros temas também. Se for seguir adiante com a ideia para seu bairro ou cidade e precisar de ajuda, conte com a Transporte Ativo.

 

Transporte Ativo

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.
Transporte Ativo