Todos somos criadores. E você, já se inscreveu?
Atividades Maker, Novidades 6 anos ago 1 Comentário

A Designoteca existe para dar a oportunidade a toda a gente de contribuir para o mundo que nos rodeia. Todos somos capazes de identificar um problema (p.e. uma peça que quebrou num electrodoméstico), trabalhar uma solução (p.e. produzir uma peça de substituição) e implementar essa solução (p.e. instalar a peça que nós próprios criámos).

Durante milhares de anos todas as coisas foram produzidas pelas mesma técnicas(p.e. Escultura, moldagem, carpintaria, tecelagem, etc) , o que permitia que cada um pudesse criar quase qualquer objecto. Com a Revolução Industrial do século XVIII , as técnicas foram-se especializando (p.e. estampagem de metal, injeção em plástico, soldagem,etc ) e o cidadão comum perdeu muita da capacidade de criar qualquer coisa. Para criar um automóvel, milhares de técnicas diferentes e especializadas eram necessárias e gradualmente passámos de criadores a meros consumidores.

Hoje em dia assistimos a um momento único, em que volta a ser possível qualquer pessoa criar quase qualquer coisa, seja apenas uma peça para uma lavadora que já não se produz, seja mobiliário ou mesmo um robô ou computador. Somos até capazes de criar máquinas que criam máquinas.

Talvez seja a primeira vez que vem à Designoteca, ou talvez já conheça bem o site. Em qualquer dos casos é importante sublinhar que a Designoteca é feita por pessoas como eu e você, que olham em volta e vêm oportunidades para criar o ambiente que as rodeia. Seja uma xícara, um skate ou uma impressora 3D, tudo é válido na Designoteca. Não há mais democrático do que isto.

Assim, se ainda não o fez, gostávamos de o/a convidar a inscrever-se na Designoteca. É gratuito e tem muitas vantagens. Não só fica possibilitado a participar em diversos concursos (o nosso último oferece uma impressora 3D!) como poderá até vender os seus designs e modelos para que outros possam utilizar as suas soluções e propostas.

O tempo de produzir industrialmente em grande número está a acabar e todos podemos ser produtores e marcas. A Designoteca é um excelente sítio para começar.

Inscreva-se!

Para se inscrever basta seguir os passos. Na hora de preencher os seus dados pode optar por fazer login com o Facebook, para ter ainda menos trabalho

Se nunca pensou em si como criador, não tem problema, estamos aqui para ajudar. Na Designoteca já existem alguns tutoriais para aprender como utilizar os diversos programas (muitos deles gratuitos), como preparar ficheiros, como proteger legalmente o seu trabalho e como o vender. A Designoteca é quase como uma escola de design, de produção e até um pouco de lei de propriedade intelectual e marketing. Todos estão convidados. Não paga mensalidade, não tem falta nas aulas, não tem notas nem exames. Tem aprendizagem, colegas que também são professores, oficina e sala de exposições.

Assim, se ainda não o fez, basta clicar ali no canto superior direito e entrar. Se tiver conta no Facebook já tem tudo o que é necessário! A classe não pára de crescer e não tem limite.

João Rocha

João é desenhista industrial traz para a Designoteca sua paixão por gestão de Inovação e Design, que o levou a pesquisar sobre modelos de gestão de Fab Labs, Hackerspaces e outros espaços de co-criação e inovação aberta. Graduou-se em Design pela Universidade de Aveiro e tirou Mestrado pela Universidade Técnica de Delft, na Holanda. Ele escreve no Blog da Designoteca sobre fabricação digital e sobre sociedade, tecnologia e design no AvalancheSpotting.com.

Latest posts by João Rocha (see all)