Cliever3D – A primeira impressora 3D Brasileira
Fabrique Você Mesmo 2 anos ago 2 Comentários

Alunos da PUCRS apresentam hoje na Campus Party 2012 a primeira impressora 3D totalmente construída no Brasil. O grupo responsável pelo projeto Cliever está pré-incubado na Raiar que é a incubadora de empresas de base tecnológica da TECNOPUC no Rio grande do Sul e traz boas esperanças para o público criativo brasileiro que até agora, encontra muita dificuldade de comprar impressoras 3D de baixo custo no país.

Projetada, fabricada e montada inteiramente no Brasil, a impressora 3D da Cliever utiliza-se do processo FDM, imprimindo objetos a partir de um filamento de plástico ABS e propõe-se a ter custo igual ou inferior a outras marcas, cerca de R$ 4 mil, com o diferencial de disponibilizar a assistência técnica em território nacional. O produto deve estar no mercado em maio de 2012.

Rodrigo Krug, idealizador do projeto, explica que para imprimir objetos é preciso que a impressora esteja ligada a um computador com um software livre para controle e operação do equipamento. O software acompanha o produto sem necessidade de aquisição de uma licença. “A impressão 3D pode ser aplicada nos diversos ramos de mercado, prototipando produtos e reduzindo custos com terceirizações desse serviço. Isso permite que a empresa economize em possíveis retrabalhos que só podem ser identificados com a produção de um modelo”, explica Krug, que é técnico em Mecatrônica e aluno do 7º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação, na PUCRS.

Nós estamos loucos para ver uma foto maior da impressora e testá-la com arquivos da Designoteca. Embora ainda não revelada publicamente,  foto abaixo retirada do site da Cliever , dá um gostinho de como é design da Impressora 3D:

A Cliever3D será entregue em todo o Brasil com frete gratuito em até sete dias. Através do site, o usuário poderá fazer o pagamento com depósito bancário, boleto bancário ou parcelamento em até 10 vezes com o sistema de pagamento PagSeguro. A garantia será de seis meses e cobre qualquer defeito de fabricação. Após o termino, o usuário contará com um manual de manutenção e todas as peças necessárias estarão disponíveis à venda no site da empresa. O equipamento funciona em 110/220v e segue os padrões nacionais de tomada.

Mal podemos esperar para colocar as mãos numa impressora 3D dessas!!

Para encontrar arquivos de design 3D que possam ser impressos numa impressora 3D como a Cliever3D, procure na Designoteca por arquivos .STL . Isso tudo é novidade pra você? Veja nosso guia sobre os diferentes tipos de impressoras 3D.

http://www.cliever.com.br

via Portal PUCRS